NOTICIAS02/10/2025

Servidores/as convocam marcha a Brasília contra reforma administrativa, divulgada nesta quinta

Por: Luciana Araujo
Jurídico do Sindicato analisa o texto, que será tema da reunião do Conselho de Base deste sábado (04 de outubro), e Sintrajud participará da Marcha a Brasília convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores/as Federais.
Ouça a matéria

Diante da ameaça concretizada neste fim de tarde de que o governo Lula/Alckmin, a cúpula do Judiciário e o Congresso Nacional apresentassem a proposta de 'reforma' administrativa, ganha peso a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, que ocorrerá em Brasília no dia 29 de outubro de 2025, a partir das 9h, com concentração no Museu da República. Servidores de centenas de categorias já se preparam e movimentam as redes digitais para reafirmar na capital federal que não aceitam ataques à estabilidade e às carreiras, redução salarial e do teletrabalho, nem a gestão por desempenho que favorece o assédio moral. E vão denunciar também que a 'reforma' abrirá as portas para normalizar as 'rachadinhas' no serviço público, tema pelo qual é investigada a chefe de gabinete do presidente da Câmara dos Deputados e patrono da proposta, Hugo Motta (Republicanos/PB).

O Sintrajud estará representado e está articulando com outros sindicatos no estado de São Paulo, no Fórum dos Trabalhadores do Setor Público, como engrossar a mobilização.

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Reforma na Câmara dos Deputados, Pedro Paulo (PSD/RJ), divulgou hoje as propostas incluídas no projeto, que viraram uma página especial no site da Casa Legislativa (confira clicando aqui).

O departamento Jurídico do Sintrajud estuda os projetos e informações detalhadas começarão a ser divulgadas a partir de amanhã e no Conselho de Base que se reúne neste sábado (04 de outubro), com palestra do coordenador do Deptº, César Lignelli, sobre o tema. Inscreva-se para participar da reunião clicando aqui para que seja assegurado seu almoço e cópias dos materiais disponibilizados pelos palestrantes.