Sintrajud reforça atuação em Brasília por urgência de reajuste salarial e do AQ, contra a reforma administrativa e por questões específicas
Por: Luciana Araujo

Desde o início deste mês de outubro o Sintrajud tem intensificado presença na capital federal em defesa dos interesses da categoria. Na semana de 29 de setembro a 03 de outubro a principal conquista foi a obtenção, a partir de movimentação das dirigentes Camila Oliveira e Isabella Leal, para assegurar o número necessário de assinaturas de deputados/as requerendo a tramitação em regime de urgência do projeto de lei do reajuste salarial. Os PLs 4750/2025 (reajuste) e 3084/2025 (adicional de qualificação) seguem sem despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Repuplicanos/PB), para que possam tramitar.
Motta articulou em um único dia a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) da Bandidagem, que blindava deputados, incluindo ele mesmo, mencionado em escândalo que envolve sua chefe de gabinete e rachadinhas. Mas se recusa a votar em plenário os requerimentos de urgência dos projetos de interesse da categoria desde 26 de junho.
Além de conquistar as assinaturas para a tramitação em regime de urgência do PL 4750/2025, Isabella e Camila dialogaram com os deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA), Pedro Campos (líder do PSB/PE), Vicentinho (PT/SP), Glauber Braga (PSOL/RJ) e Luciene Cavalcante (PSOL/SP) sobre o mérito e justeza das proposituras. Também foi apresentado aos parlamentares o posicionamento do Sintrajud pela rejeição integral da reforma administrativa. E foram visitadas as lideranças do PSDB e do PSOL, “o que foi central para a obtenção das assinaturas no pedido de urgência”, relata o assessor político do Sindicato, Gilson Amaro, que acompanhou as dirigentes.
Camila ainda permaneceu em Brasília nos dias 04 e 05 de outubro para participar do Encontro Nacional do Coletivo de Analistas da Fenajufe (Conan). Saiba mais aqui.
Mais cargos, sim; reforma administrativa, não
Entre os dias 06 a 09 deste mês, Camila e Isabella acompanharam a audiência pública sobre a pejotização realizada no Supremo Tribunal Federal, se reuniram com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vieira de Mello TST e participaram da audiência sobre a reforma administrativa, no auditório Nereu Ramos, quando o coordenador do Grupo de Trabalho apresentou os ataques da proposta. A dirigente da Fenajufe Luciana Carneiro também esteve nessas atividades.
Diversos gabinetes foram visitados para discutir a luta contra a reforma, em defesa do reajuste e do aumento do AQ. Além do PL 8307/2014, que cria 611 cargos no TRT-2 (leia mais aqui). As assessorias dos parlamentares Fausto Santos Jr. (UNIÃO/AM), Dayane Bittencourt (UNIÃO/CE), Luiz Carlos Hauly (PODE/PR), Florentino Neto (PT/PI) e Camila Jara (PT/MS) demonstraram sensibilidade aos pleitos da categoria. E nos gabinetes de Marcos Soares (UNIÃO/RJ), Márcio Alvino (PL/SP), Erika Hilton (PSOL/SP) e Fábio Teruel (MDB/SP), as dirigentes apresentaram aos assessores reivindicações, sobre as quais os funcionários se comprometeram a dialogar com os parlamentares.
A deputada Sâmia Bomfim gravou um vídeo contra a reforma junto com as diretoras do Sindicato – no próximo dia 23 ela organiza um seminário sobre o tema na Câmara, em parceria com o Sintrajud e o Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo.
“Também nos reunimos com o assessor legislativo do deputado Jilmar Tatto, relator do projeto da criação de cargos no TRT-2, para debater a construção do relatório referente ao PL e acelerar a votação”, relata Camila. Luciana também dialogou com a assessoria do relator do projeto de lei 04/2024, que cria cargos na Justiça Eleitoral, deputado Domingos Neto (PSD/CE).
Pressão nos aeroportos contra a reforma
A diretora da Fenajufe por São Paulo e integrante do coletivo LutaFenajufe, Luciana Carneiro, esteve junto com o Sintrajud em boa parte dessas atividades no Congresso Nacional. Luciana também participou das iniciativas de pressão a parlamentares nos aeroportos de Congonhas e Brasília contra a reforma administrativa, que o Sintrajud tem fortalecido. Na semana de 06 a 09 Camila e Isabella também participaram no Aeroporto Juscelino Kubitscheck.

Atuação na base em São Paulo
Na semana passada, Camila (que está exercendo mandato classista licenciada das atividades no Tribunal) também esteve, junto com o diretor Maurício Rezzani (aposentado do TRE-SP), visitando o Fórum Pedro Lessa da Justiça Federal, na capital, e os cartórios eleitorais de Osasco. Maurício ainda visitou também os cartórios da Brasilândia e Casa Verde.
Junto com o também dirigente Marcos Trombeta, Camila esteve ainda na reunião com o juiz coordenador da Central de Mandados do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, Ítalo Menezes de Castro, sobre o quadro insuficiente de oficiais na unidade e a sobrecarga que tem adoecido colegas. Foram reivindicadas também medidas para evitar retrabalho dos oficiais, como diversas diligências ao mesmo local e em endereços já mapeados anteriormente como infrutíferos para as citações.
A diretora Marinilda Dias da Silva também percorreu o Fórum Trabalhista de Santos para dialogar com os colegas e divulgar o início da venda dos convites para as festas de fim de ano na capital e na Baixada Santista.




