NOTICIAS26/11/2025

VITÓRIA DA LUTA: Categoria pressiona e Senado aprova reajuste e aumento do AQ

Por: Luciana Araujo
Deliberação urgente no Senado foi fruto da pressão da categoria, que agora cobra ao presidente Lula sanção integral das parcelas do reajuste e mudanças apresentadas pelo STF no adicional de qualificação; Sintrajud teve papel destacado na votação, estabelecendo diálogo com diversos senadores.
Ouça a matéria

Foram aprovados nesta tarde (26 de novembro) no Senado Federal os projetos de lei 3084/2025 e 4750/2025. As deliberações do plenário se deram no mesmo dia em que as proposituras tiveram aprovada a tramitação em regime de urgência na Comissão de Constituição e Justiça da Casa Legislativa, com requerimento acolhido pela presidência do Senado. Os dirigentes do Sintrajud Antônio Melquíades (o Melqui), Camila Oliveira e Rosana Nanartonis acompanharam a votação, após se reunirem com o senador Omar Aziz (PSD/AM), relator do PL 4750 na CCJ. A diretora da Federação nacional da categoria eleita pelo Coletivo LutaaFenajufe, Luciana Carneiro, também acompanhou as atividades no Senado.

Aziz fez questão de frisar, em vídeo gravado para o Sindicato, que "não é um reajuste salarial, é reposição de perdas. E não é para juiz, desembargador, ministro, mas para funcionários que por trás do juiz, do desembargador faz o excelente trabalho da Justiça".

Também na CCJ, o senador Eduardo Braga (MDB/AM) fez apenas ajustes de redação ao texto encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal.

No plenário, o PL 3084/2025 e o PL 4750/2025 foram aprovados simbolicamente com um único voto contrário aos reajustes, do senador Eduardo Girão (Novo/CE). 

E agora a categoria cobra do presidente Lula a sanção aos dois textos.