NOTICIAS20/03/2019

Frente Parlamentar em defesa da Previdência é relançada contra PEC de Bolsonaro

Por: Luciana Araujo
Ouça a matéria

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social foi relançada na manhã desta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A movimentação é parte da luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 6, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional.


A Frente reúne, além de deputados e senadores contrários à reforma, centrais sindicais, federações e sindicatos. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário federal e MPU (Fenajufe) participa. A Frente existe desde 2016, quando atuou na campanha contra a proposta do governo Michel Temer, que acabou não sendo apreciada pelo Plenário da Câmara.


As atividades desta quarta em Brasília acontecem no auditório Nereu Ramos, na Câmara. A mobilização na capital federal antecede o primeiro Dia Nacional de Luta com passeatas e paralisações convocado pelas centrais sindicais contra a PEC-6 desde que a proposta chegou ao Legislativo, marcado para a próxima sexta-feira, dia 22 de março.


Assista abaixo ao vídeo do ato de relançamento da Frente:



 

Confira a programação prevista para o dia de hoje no Nereu Ramos


9h - Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social com a presença de coordenadores e de representantes das Centrais Sindicais.


11h30 às 12h - Painel 'PEC n° 06/2019: Propostas do Governo para a Previdência no Brasil'. Palestrante: José Pinto da Mota Filho, advogado, presidente da Sociedade Brasileira de Previdência Social.


14h - Seminário "PEC 06/2019: O desmonte da Previdência Social Pública e Solidária"


14h às 14h30: Painel Reflexos da Capitalização: Experiência de Aposentadorias no Chile. Palestrante: Recaredo Galvez, cientista político da Fundación Sol e especialista previdenciário no Chile


14h30 às 15h: Painel O Sistema Previdenciário na América Latina e na Argentina. Palestrante: Julio Durval Fuentes, presidente da Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais (CLATE)


15h às 15h30: Painel A Previdência que o trabalhador precisa. Princípios Gerais: Trabalhadores CLT. Palestrante: Clemente Ganz Lúcio, diretor Técnico do Dieese


15h30 às 16h - A expectativa para os trabalhadores no serviço público com as reformas propostas. Palestrante: Vladimir Nepomuceno, consultor de entidades sindicais de servidores públicos, atuou por 13 anos na Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento


16h às 16h30 - A Previdência dos trabalhadores rurais. Palestrante: Evandro Morello, professor e assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)


16h30 às 17h - A Reforma Tributária Solidária - Alternativa para preservar a seguridade social e promover a justiça fiscal. Palestrante: Eduardo Fagnani, doutor em Ciência Econômica, mestre em Ciência Política e professor do Instituto da Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


17h - DEBATE


18h - ENCERRAMENTO