NOTICIAS19/09/2025

Dia 27 tem roda de conversa sobre saúde mental e opressões em Santos e Sintrabar

Por: Luciana Araujo
Sindicato disponibilizará transporte saindo da sede ao meio-dia, com retorno ao mesmo local, à noite.
Ouça a matéria

Retomando as atividades na subsede e impulsionando a atuação unitária dos núcleos e coletivos do Sintrajud, no próximo dia 27 de setembro (sábado) será realizada a Roda de conversa: Saúde mental e opressões. A atividade, que será seguida de uma nova edição do Sintrabar, é organizada pelo Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis, o Coletivo de Negras e Negros e os Núcleos de Servidores/as com Deficiência, LGBTQIAPN+ e Aposentados/as.

Ao meio-dia, sairá da portaria do Sindicato (Rua Antônio de Godói, 88, centro) transporte para quem quiser ir da capital ou outra cidade participar do evento na Baixada. Para isso, é necessário preencher o formulário de inscrição até as 23h59 do dia 24 (quarta-feira), para viabilizar a contratação de veículo compatível com a necessidade.

Inscreva-se clicando aqui

A roda de conversa terá início às 14h30, com a participação dos colegas do TRT-2 Luciana Barrozo e Filipe Mafalda, que integram os núcleos de luta antirracista e antiLGBTfóbica do Sindicato. Além da psicóloga Jeniffer Farias de Souza, integrante do Conselho das Pessoas com Deficiência de Santos e autora de uma dissertação sobre a participação de PCDs no mercado de trabalho. O oficial de justiça aposentado do TRT-2 e representante do segmento no Conselho de Base do Sindicato, Ivo Oliveira Farias, também falar sobre prevenção e posvenção em suicídio, e a importância de uma visão sistêmica da questão, que não isole ou culpabilize a vítima e sobreviventes enlutados. A coordenação do evento ficará sob responsabilidade das dirigentes Isabella Leal e Rosana Nanartonis.

Haverá possibilidade de participação remota, com acesso à sala Zoom do evento clicando aqui. Não haverá transmissão ao vivo.

Às 17 horas, terá início o Sintrabar. Já tradicional no calendário do Sindicato, o evento oferece aos participantes um cardápio de petiscos variados e cerveja, com muita descontração e conforto, num happy hour embalado pela apresentação da cantora Letícia Pires Caires, cujo repertório traz o melhor da MPB, ritmos afro-brasileiros e canções autorais.