Sintrajud realiza reunião setorial do TRE-SP e define propostas e representantes para o ENEJE
Por: Jeferson Choma

O Sintrajud realizou, na noite de terça-feira, 3 de fevereiro, uma reunião setorial com servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em São Paulo. O encontro, convocado pelo sindicato, ocorreu de forma online, por videoconferência, a partir das 19h30, e teve como objetivo debater propostas a serem levadas ao Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (ENEJE), além de definir a representação do setor na atividade.
Durante os informes iniciais, o dirigente Maurício Rezzani destacou a participação do Sintrajud nas mobilizações nacionais previstas para o dia 4 de fevereiro, que têm como eixo central a derrubada do veto às parcelas do reajuste e pela reestruturação da carreira. Foi informado que as dirigentes do sindicato Camila Oliveira e Isabella Leal já estavam em Brasília e iniciaram as visitas aos gabinetes do Senado Federal e da Câmara, entregando um documento aos parlamentares pedindo para derrubem o veto. O texto elaborado pelo Sintrajud, pedindo apoio à derrubada do veto, explica que as parcelas do reajuste não são inconstitucionais e tampouco ferem a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Outro informe realizado na reunião foi sobre o envio de 14 representantes, entre servidores e dirigentes sindicais, que integraram uma caravana a Brasília para participar dos atos e das atividades de mobilização no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, neste dia 4 de fevereiro.
Em seguida, Ciro Manzano, dirigente do sindicato, apresentou informe sobre o Encontro Nacional da Fenajufe de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral, ressaltando a importância do ENEJE como espaço estratégico de debate nacional das pautas específicas do segmento e de enfrentamento à precarização da carreira. Com o tema “As estratégias de enfrentamento à precarização da Justiça Eleitoral”, o encontro será realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2026. De acordo com o regulamento, cada sindicato poderá eleger até oito representantes, respeitando a paridade de gênero.
Ainda no que se refere aos informes, o dirigente Cléber Borges Aguiar comunicou a realização do Congresso do Sintrajud, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de março de 2026, no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista (SP).
Durante as discussões, servidoras e servidores presentes trouxeram à tona questões centrais da realidade da Justiça Eleitoral e das condições de trabalho da categoria. Entre os pontos discutidos estiveram a criação de um fórum permanente de carreira, a defesa de que as chefias de cartório sejam exercidas exclusivamente por servidores de carreira, a regulamentação adequada da substituição de servidores requisitados e a criação de novos cargos efetivos nas zonas eleitorais.
As demandas institucionais junto à nova gestão também estiveram no centro do debate, com destaque para convênios de saúde, descontos indevidos de horas, carência de mão de obra e a situação dos servidores requisitados. A setorial reforçou a necessidade de uma uniformização nacional de benefícios e de uma regulamentação mais ampla e flexível do teletrabalho, respeitando as realidades locais e o funcionamento das unidades, especialmente dos cartórios eleitorais.
A situação dos servidores requisitados foi amplamente debatida, considerando o término da vigência da atual regulamentação em 2026. Foram discutidas alternativas como a ampliação do prazo, a alteração da vigência ou a revogação da norma, reforçando a urgência da criação de cargos efetivos como solução estrutural e pauta estratégica da categoria.
Também foram levantadas preocupações relacionadas às condições de trabalho, à saúde e à assistência aos servidores.
Ao final da reunião, a setorial da Justiça Eleitoral definiu os nomes que representarão o segmento no Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (ENEJE), respeitando os critérios de paridade de gênero e a representação das zonas eleitorais. Para a participação presencial, foram eleitos Marcella Pantoja de Maria Pimentel, Erika Sobreiro de Barros, Ciro Manzano de Oliveira e Maurício Rezzani. Já na modalidade virtual, a representação ficará a cargo de Alexandre Calegari e Geremias Oliveira Ferreira.
Com as decisões tomadas e os encaminhamentos definidos, a reunião foi encerrada reafirmando o compromisso da setorial em acompanhar as deliberações, fortalecer a mobilização nacional e levar as pautas da Justiça Eleitoral às instâncias sindicais e aos espaços de debate nacional.




