Memória Sintrajud: sob a perspectiva de sete vozes, como foram os primeiros anos e a primeira greve
Vídeo traz os relatos de Andrea Moraes, Klein, Wanderley, Barbosa, Ítalo, Neemias e Valter Peluque para o Memória Sintrajud.

A conversa é sobre os primeiros anos do recém-fundado Sintrajud. Nas vozes de sete militantes que participaram desse momento, variadas perspectivas sobre a primeira greve nacional do Judiciário Federal, que em 1996 conquistaria o plano de cargos e salários, e sobre o significado da luta sindical em suas vidas e na constituição da identidade coletiva da categoria.
A conversa aborda centralmente os momentos da gestão provisória, conformada no momento da unificação dos sindicatos e fundação do Sintrajud, em 8 de dezembro de 1995, e a primeira gestão, eleita no ano seguinte.
Desenvolve-se também na conversa visões sobre como foi a unificação e a atuação em defesa da unidade, consensualmente tratada, aqui, como fundamental para que a categoria ganhasse força e capacidade de pressionar o governo e, principalmente, o Supremo Tribunal Federal.
Nas palavras de Andrea Moraes (TRF-3), Cláudio Klein (TRF-3), Wanderley Pedro de Oliveira (TRT-2), José Barbosa Filho (JF), Ítalo Leonelo Junior (TRT-2), Neemias Freire (TRT-2) e Valter Peluque (TRT-2) percorre-se lembranças de alguns momentos emocionantes.
Como da adesão da categoria à primeira grande greve e atos ou do dia em que a militância do Sintrajud naquela cidade conseguiu parar todos os órgãos federais em Ribeirão Preto.
Ou ainda a declaração de Barbosa, descrevendo a importância que aqueles primeiros anos de atuação no sindicato tiveram em sua vida. Relatos que contam um pouco mais da história do sindicato e das lutas da categoria, gravados em setembro de 2022, e que integram o acervo do projeto Memória Sintrajud.




