Sintrajud convoca para a 22ª Marcha da Consciência Negra
Por: Luciana Araujo

Acontece nesta quinta-feira (20 de novembro) a 22ª Marcha da Consciência Negra. Em 2025, a manifestação relembra os 330 anos da morte de Zumbi dos Palmares e a histórica manifestação que há três décadas levou o Brasil a reconhecer o líder quilombola como um dos heróis da Pátria. Também será homenageada Dandara dos Palmares, a liderança feminina daquele que tornou-se o maior e mais longevo núcleo de resistência contra o escravismo colonial, na Serra da Barriga (atual estado de Alagoas).
A tradicional concentração no vão do Masp terá início às 11 horas, com apresentações culturais. Grupos de reggae, MPB e Hip Hop darão inicio ao ato, que se encerra nas escadarias do Theatro Municipal, onde em 1978, em plena ditadura empresarial-militar, foi lançado o Movimento Negro Unificado (MNU), mais antiga organização antirracista em atividade sem interrupção no Brasil.
A reverência destacada a Dandara na Marcha da Consciência Negra deste ano é também uma celebração da Segunda Marcha Nacional de Mulheres Negras - por reparação e pelo Bem Viver, que acontecerá cinco dias depois na capital federal. A primeira foi realizada em 2015. O Sintrajud estará representado na Marcha.
O 20 de Novembro marca a data do assassinato de Zumbi, em 1695. Reivindicada como Dia da Consciência desde 1978, a efeméride entrou no calendário nacional de feriados com a Lei 14.759/2023. Este é o segundo ano no qual o feriado é celebrado.
O repúdio à violência policial capitaneada pelo Coronel Derrite (secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas, desmoralizado nesta semana por tentar afastar a Polícia Federal de investigações, mas denunciado pelos movimentos negros desde que foi nomeado) também é pauta da Marcha, que cobra a exoneração do policial expulso das temidas Ronda Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) porque, segundo ele mesmo, "matou muito ladrão". As operações Escudo e Verão, que entre 2023 e 2024 assassinaram 84 pessoas, também são elementos de denúncia da gestão Tarcísio-Derrite junto a organismos internacionais. A letalidade policial, que atinge principalmente a população negra (oito em cada 10 mortes), cresceu 61,3% no governo Tarcísio, de acordo com dados levantados pelo Mapa da Segurança Pública 2025.
Confira a programação completa:
• 11h: Concentração
• 12h: Benção das religiões de matriz africana
• 12h30: Apresentações artísticas (Drikka Araújo em 7 Cordas, Haroldo Oliveira e DephPaul, Crioleza e Big, King Abraba, Apocalipse Urbano, Sistah Moon, Sistah Mari e Denise D’Paula)
• 14h15: Abertura do ato político
• 15h20: Leitura do manifesto e performance 'Negro Drama'
• 15h25: Sharylaine canta Zumbi
• 15h30: Saída da Marcha
• 17h: Encerramento, no Theatro Municipal




