NOTICIAS19/01/2026

Espírito do Tempo’: Carlão, Andrea e Moreira lembram o clima político que se refletiu na fundação do Sintrajud

Vídeo integra acervo que está sendo disponibilizado pelo sindicato no projeto Memória Sintrajud
Ouça a matéria

Ex-servidor do Tribunal Regional Federal da 3a Região, Carlos Matos crava uma expressão para definir a janela de oportunidade que se abriu para a luta sindical da categoria quando da fundação dos sindicatos por ramos e, pouco depois, da unificação: o Sintrajud nasceu como reflexo do ‘espírito do tempo’.


Isto é, Carlão, como ficou conhecido na militância do Judiciário Federal, refere-se a um sentimento que contagiou muita gente na época. Efervescência política e ideológica que marcou os anos 1980 e ainda teve fortes reflexos na primeira metade dos anos 1990. 


Os sindicatos por ramo no PJU em São Paulo e, logo depois, o Sintrajud nasceram sob os impactos de acontecimentos e movimentos que entraram para a história das lutas sociais, sindicais e políticas do país. Da derrocada da Ditadura empresarial-militar e as ‘Diretas Já’, passando pela Constituinte de 1988 e a primeira eleição direta para presidente em 25 anos, até o primeiro impeachment de um presidente, sob os protestos da campanha ‘Fora Collor'. 


É neste ‘Espírito do Tempo’ que as bases do Sintrajud são traçadas, convergem os que participaram da conversa que também reuniu Andrea Moraes e o servidor Antonio Carlos Moreira, ambos do TRF-3. E isso vai ter consequências diretas e objetivas no modelo de sindicato que nasceria: democrático, combativo, de perfil independente, buscando a diversidade, com diretoria de base e de gestão colegiada, sem a figura do presidente.


A conversa contextualiza ainda, ao recordar essa efervescência política e ideológica, o nascimento dos três sindicatos por ramo (Sinjusfem, Sintrajus e Sindjuse), que em 1995 iriam se unir para dar vida ao Sintrajud, que completou 30 anos no dia 8 de dezembro de 2025.


Tudo isso permeia o bate-papo entre os servidores, assim como os primeiros passos da categoria na deflagração da primeira grande greve unificada, movimento que levaria à conquista do PCS1, o plano de cargos e salários.


Em quase duas horas de conversa, mediada pelo jornalista do Sintrajud Hélcio Duarte Filho, Andrea, Carlão e Moreira constituem um documento, gravado em agosto de 2022, da memória oral da organização sindical e das lutas da categoria.


É parte do acervo que o Sindicato está construindo e disponibilizando em sua página na internet e no seu Canal no Youtube, para consultas acerca da história sindical da categoria ou simplesmente para assistir e voltar no tempo.