Depoimentos de Carmen Dora, Cecília e Sanches para o Memória Sintrajud aborda lutas dos anos 2000
Série de vídeos que integram acervo de memória oral da organização e lutas sindicais do Sintrajud
Por: Hélcio Duarte Filho

A conversa ultrapassa recordações factuais. É memória que emociona. E isso é visível nas mensagens que Carmen Dora (TRT-2), Maria Cecília (TRE-SP) e José Carlos Sanches (JF-Franca) transmitem ao falar sobre um período particularmente profícuo e agitado da organização sindical e das mobilizações do Sintrajud.
Dirigentes do Sintrajud em diversos momentos, eles falam das lutas e mobilizações travadas nos anos posteriores à virada do milênio. Recordam as mobilizações em defesa da Previdência, as lutas que revisaram o plano de cargos e as manifestações que lavaram as frentes dos tribunais.
Ou de quando o sindicato levou marmita, ovos e um fogão para fritá-los na porta do TRT-2, na rua da Consolação 1.272, num protesto bem-humorado, criativo e, ao mesmo tempo, ousado na defesa de mais recursos para o auxílio-alimentação.
Há momentos de alegria e de lágrimas percorrendo todos esses episódios, contados por eles numa gravação feita em novembro de 2022 e que está disponível para quem quiser assistir. Parte do resgate oral da história da organização sindical da categoria no Estado de São Paulo e que integra o projeto Memória Sintrajud.




