Memória Sintrajud: Andrea Moraes, Carlos Matos e Antonio Carlos Moreira recordam as lutas sindicais

Série de vídeos integram acervo de memória oral da organização e lutas sindicais do Sintrajud. Ex-servidor do Tribunal Regional Federal da 3a Região, Carlos Matos crava uma expressão para definir a janela de oportunidade que se abriu para a luta sindical da categoria quando da fundação dos sindicatos por ramos e, pouco depois, da unificação: o Sintrajud nasceu como reflexo do ‘espírito do tempo’.
Nesta conversa que reuniu também a servidora aposentada Andrea Moraes e o servidor Antonio Carlos Moreira, ambos do TRF-3, esse tempo e momento que contextualizou a fundação dos três sindicatos por ramo (Sinjusfem, Sintrajus e Sindjuse) é revivido por eles.
A construção sindical em meio ao fim da Ditadura, da Constituinte e da defesa da democracia permeia a conversa. Assim como os primeiros passos da categoria na deflagração da primeira grande greve unificada, movimento que levaria à conquista do PCS1, o plano de cargos e salários.
Em quase duas horas de conversa, mediada pelo jornalista do Sintrajud Hélcio Duarte Filho, Andrea, Carlão e Moreira contribuem, neste vídeo, documento gravado em agosto de 2022, para o resgate da memória oral da organização sindical e das lutas da categoria.

