07/08/2025

Sintrajud é recebido por presidente eleito do TST/CSJT e conselheiro para tratar sobre ‘saúde’

Por: Luciana Araujo
Ministros Vieira de Mello Filho e Ricardo Martins reafirmaram à isonomia em reuniões com dirigentes do Sindicato; pedido de ingresso do Sintrajud no GT sobre saúde e isonomia está em análise.
Representantes do Sindicato em audiência com o ministro Vieira de Mello (Foto: Scarlett Rocha).
Ouça a matéria

Além da participação na caravana a Brasília convocada ontem (06 de agosto) pela Fenajufe para o ato nacional em defesa da reposição salarial e do andamento do PCCS, a direção do Sintrajud aproveitou a ida à capital federal para buscar apoio de parlamentares à votação do projeto de lei do adicional de qualificação (PL 3084/2025) e se reuniu com o presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, e com o conselheiro Ricardo Martins-Costa para tratar do tema da isonomia na saúde.

Vieira de Mello assume a presidência do TST e do CSJT em 25 de setembro, mas na conversa com os dirigentes do Sindicato reafirmou a justeza da reivindicação de retomada da isonomia na distribuição dos recursos orçamentários da assistência médica de servidores/as e magistrados/as. O presidente eleito mostrou-se ainda preocupado com a pressão por aprovar uma nova ‘reforma’ administrativa. Foram recebidos na audiência a diretora do Sindicato Isabella Leal, o dirigente da CSP-Conlutas Fabiano dos Santos e o diretor de base Marcos Souza. O atual assessor do ministro Vieira e futuro secretário-geral do TST, Mauro Barata de Alencar Osório, também participou da conversa.

À tarde, o conselheiro Ricardo Martins afirmou o mesmo posicionamento, concordando com os representantes do Sindicato que a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal não vale menos que a de magistrados/as. Desta reunião, realizada em plataforma on-line, participaram, além de Isabella, os diretores de base Marcos Souza e Tarcisio Ferreira, e o advogado César Lignelli.

O Sindicato requereu formalmente o ingresso no Grupo de Trabalho sobre a questão instituído pelo Conselho na sessão ocorrida no dia 30 de junho para discutir a retomada da isonomia orçamentária para a saúde de juizes/as e servidores/as.

PL do adicional de qualificação

A delegação do Sindicato também dialogou com 15 líderes de bancadas parlamentares pedindo apoio à aprovação do PL 3084/2025 sem nenhuma alteração no texto enviado pelo Supremo Tribunal Federal ao Congresso Nacional. Foram visitadas as lideranças do Avante, PSB, PL, Podemos, PV, PCdoB, PT, Solidariedade, União Brasil, MDB, PSDB, PSD, PP, PDT e Republicanos.

A propositura alcançou, por movimentações dos sindicatos e da federação, o número de assinaturas para votação de requerimento de tramitação em regime de urgência. Agora, o requerimento precisa ser aprovado e o projeto, votado na Casa Legislativa.

ERRATA: Na versão original deste texto constava que o conselheiro Ricardo Martins-Costa seria ministro, mas a informação correta é conselheiro e presidente do TRT-4. Correção em 07/08/2025 às 16h10.


Da esquerda para a direita, o diretor de base Marcos Souza, o ministro-presidente do TST/CSJT, a dirigente do Sintrajud Isabella Leal e o dirigente da CSP-Conlutas Fabiano dos Santos (Foto: Scarlett Rocha).

Da esquerda para a direita, o diretor de base Marcos Souza, o ministro-presidente do TST/CSJT, a dirigente do Sintrajud Isabella Leal e o dirigente da CSP-Conlutas Fabiano dos Santos (Foto: Scarlett Rocha).