Em defesa do mandato popular e de luta do deputado federal Glauber Braga

04/09/2024 - Redação
Sintrajud manifesta apoio ao parlamentar que além das diversas e importantes iniciativas, tem atuado em conjunto com o sindicato.

O mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) está sofrendo mais uma tentativa de cassação articulada pela extrema-direita e demais setores fisiológicos (Centrão) da Câmara dos Deputados, representados por Arthur Lira. Trata-se de mais uma perseguição contra, instrumentalizando a Comissão de Ética da casa para, sem nenhum embasamento legítimo, pressionar e intimidar esse combativo deputado aliado dos trabalhadores e trabalhadoras e do movimento sindical classista em todo o Brasil.

A diretoria do Sintrajud manifesta seu apoio ao deputado que além das diversas e importantes iniciativas, tem atuado em conjunto com o nosso sindicato e outras entidades em lutas fundamentais, como, por exemplo, a luta anticapacitista e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O mandato de Glauber está em risco real por não se curvar aos ricos e poderosos e por sempre estar ao lado dos oprimidos e explorados.

Não podemos aceitar que a extrema-direita e o centrão desrespeitem a Constituição e o regimento da Câmara dos Deputados para avançar em um absurdo processo de cassação contra este mandato que foi eleito legitimamente pelo voto.

A perseguição que Glauber Braga sofre não é um fato isolado e todos os que lutam em defesa da classe trabalhadora devem se unir contra essa intimidação contra Glauber, mas também a outras e outros parlamentares que se opõem à extrema-direita e ao centrão na Câmara dos Deputados.

Exigimos que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados respeite os princípios democráticos e garanta ao deputado o pleno direito de defesa e o devido processo legal.